Configurando acesso via CVS para o Fink
O Fink é desenvolvido via CVS. Isto significa que você pode manter-se atualizado entre os lançamentos e sempre obter os arquivos mais recentes. Esta página informa como configurar uma instalação do Fink para fazer atualizações via CVS. As informações nesta página aplicam-se ao Fink 0.3.x e posteriores.
A estrutura do CVS do Fink
O Fink possui vários módulos CVS. O módulo dists
(ViewCVS) contém as
descrições de pacotes e ajustes para o OS X 10.2 e posteriores. Há outros
módulos usados pelos desenvolvedores do Fink que podem ser vistos por
qualquer um. Todavia, esses módulos não são de interesse para a maior parte
dos usuários.
Atualizando as descrições de pacotes
No passado, esse era um procedimento tedioso. Entretanto, nas versões atuais do Fink, tornou-se um procedimento bastante simples. Basta executar o comando:
fink selfupdate-cvs
O Fink executará automaticamente todos os passos para você. Isto inclui a obtenção do conjunto mais recente de descrições de pacotes e atualização de alguns pacotes bases essenciais, dentre os quais o gerenciador de pacotes Fink.
Caso esteja atrás de um firewall, consulte a Pergunta frequente 3.2.
Após haver atualizado suas descrições de pacotes desta forma, você pode querer atualizar seus pacotes para as últimas versões disponíveis. Você pode fazê-lo com o seguinte comando:
fink update-all
Atualizando o gerenciador de pacotes
Observação:Desde 20 de setembro de 2001, não é mais necessário atualizar o gerenciador de pacotes em separado; ele é tratado como qualquer outro pacote. Ainda é possível atualizá-lo diretamente via CVS apesar de que isto geralmente só é de interesse para as pessoas que criam pacotes e não os usuários comuns.
O gerenciador de pacotes deve ser atualizado através de um diretório
separado e o script inject.pl
. Esse script coloca as descrições
de pacotes e tarballs referentes ao fink e pacotes bases em uma árvore
especial do Fink e os compila.
Para o procedimento inicial, você precisa de um diretório temporário
(denominado tempdir
no exemplo) que esteja vazio (ou ao menos
não contenha um subdiretório denominado 'fink'). O procedimento é como
segue:
cd tempdir cvs -d:pserver:anonymous@fink.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/fink login cvs -z3 -d:pserver:anonymous@fink.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/fink co fink cd fink ./inject.pl
O comando login solicitará uma senha - basta pressionar Return. Você pode remover o diretório temporário após esse procedimento mas, caso você o mantenha, a atualização será mais fácil na próxima vez, bastando digitar os seguintes comandos:
cd tempdir/fink cvs -z3 update -d ./inject.pl